Bolsa de valores
A negociação da bolsa é realizada através de pregões eletrônicos e pregões físicos. Há bolsas que trabalham só com pregão eletrônico (como a norte-americana Nasdaq), mas em sua maioria utilizam o pregão físico para realizarem suas negociações.
Os valores mobiliários negociados na bolsa são: ações, bônus de subscrição, debêntures, partes beneficiarias e notas promissórias distribuídas para o públicos.
Ações são títulos nominativos negociáveis que representam pequenas frações de participações (capital) de empresas que decidiram abrir seu capital para investidores anônimos que ajudaram a empresa a crescer comprando as quotas de capitais oferecidas por elas, o comprador que adquirir ações de uma empresa se torna sócio e co-proprietário dela passando a participar do seu rendimento no final de cada exercício.
Os bônus de subscrição são títulos nominativos negociáveis que permitem que o proprietário que a adquirir subscreva partes do capital social da empresa emissora, diante as condições previamente acordadas.
Debêntures são títulos nominativos que representa valores fracionados de dívida que a empresa emissora distribui para os debenturistas, os investidores que a adquirir, para promover o resgate futuramente do investidor de acordo com as condições e os ganhos pré-estabelecidos pelo acordo