Bolsa de valores
Diego Santos Silva
Natália Alves Pereira
RESUMO: “apresentar”
Palavras-chave: Bolsa de valores; Bovespa; Mercado de Ações.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por principal objetivo analisar o mercado acionário, apresenta os elementos que constituem a bolsa de valores apresentando o sistema de negociação eletrônico de uma forma civil sem fins lucrativos ou como S/A visando lucro através de seus serviços, demonstra como atuam as bolsas de valores que dispõem de um pregão físico e também as entidades que operam com o pregão eletrônico bem como a relação de informações e serviços entre a bolsa de valores e os investidores. Para tanto, utilizou-se, como base de dados, os índices gráficos de 2012 construídos pela IBOVESPA.
2. BOLSA DE VALORES
3.1 O QUE É A BOLSA DE VALORES As bolsas de valores são instituições administradoras de mercados. No caso brasileiro, a BM&FBOVESPA S/A - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA) é a principal bolsa de valores, administrando os mercados de Bolsa e de Balcão Organizado. A diferença entre esses mercados está nas regras de negociação estabelecidas para os ativos registrados em cada um deles. As bolsas de valores são também os centros de negociação de valores mobiliários, que utilizam sistemas eletrônicos de negociação para efetuar compras e vendas desses valores. No Brasil, atualmente, as bolsas são organizadas sob a forma de sociedade por ações (S/A), reguladas e fiscalizadas pela CVM. As bolsas têm ampla autonomia para exercer seus poderes de auto-regulamentação sobre as corretoras de valores que nela operam. Todas as corretoras são registradas no Banco Central do Brasil e na CVM.
A principal função de uma bolsa de valores é proporcionar um ambiente transparente e líquido, adequado à realização de negócios com valores mobiliários. Somente através das corretoras, os investidores têm acesso aos sistemas de negociação para efetuarem suas transações de compra e