Bolsa de valor
Trabalho de Administração
Carolina Duarte dos Santos
Bolsa de Valores
São Paulo
2014
Bolsa de valores
Historia
A primeira bolsa de valores da história, isto é, um local onde se reunia diversos comerciantes para a realização de negócios relacionados a participações e cotas em empresas surgiu em 1487, na cidade de Bugres, Bélgica. Entretanto, a primeira ação comercializada em uma bolsa de valores que se tem registro pertencia à Companhia Holandesa das Índias Orientais e foi negociada em 1602, na bolsa de Amsterdã.
O que é?
A Bolsa de Valores é o centro especialmente criado e mantido para negociação de valores mobiliários, em mercado livre e aberto, organizado e fiscalizado pelos corretores e pelas autoridades. A Bolsa de Valores é um órgão privado. Uma associação civil formada pelas corretoras de valores que são seus membros, mercado organizado onde se negociam ações de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como ações e opções.
Ações
As ações é o título que representa a menor fração do capital de uma empresa. As mais importantes são as ações ordinárias e as preferenciais.
Estas ações podem ser Nominativas - cautelas ou certificados que apresentam o nome do acionista, cuja transferência é feita com a entrega de cautela e a averbação de termo, em livro próprio da sociedade emitente, identificando novo acionista. Ou Escriturais - ações que não são representadas por cautelas ou certificados, funcionando como uma conta corrente, na qual os valores são lançados a débito ou a crédito dos acionistas, não havendo movimentação física dos documentos.
As ações são negociadas nas Bolsas de Valores. No Brasil, a compra e venda de ações acontece na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
BOVESPA
A Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa era a bolsa oficial do Brasil, até iniciar um processo de fusão com a BM&F que