Bologna
Bologna, conhecida como a cidade das Torres e dos pórticos resquício da época medieval, é uma das cidades mais desenvolvidas da Itália e classificada como uma das principais cidades em termos de qualidade de vida na Itália.
Estando no entrocamento que liga as principais rodovias e ferrovias do país, pode-se chegar facilmente a a Bologna de carro ou trem. Está a 40 minutos de Florença; 2 horas de Roma ou 2 horas de Veneza. A Estação Central é considerada a mais importante na Itália, graças à localização estratégica da cidade.
O símbolo de Bologna são suas duas torres: a Torre Asinelli, construída entre 1109 e 1119, com 97 metros de altura e quase 500 degraus até o topo. No século 14 a torre foi usada como prisão e fortaleza, e durante a Segunda Guerra Mundial como defesa.
A Torre Garisenda foi construída no século 12 e tem 48 m de altura. Em 1256 o centro da cidadeera cheio de torres, mais de 180 construídas pelas principais famílias, que davam destaque aos edifícios públicos, igrejas e mosteiros. Mais de vinte torres defensivas, algumas delas perigosamente inclinadas, ainda são preservadas.
Em Bologna está a mais antiga universidade do mundo ocidental ainda em funcionamento. Fundada em 1088 é onde estudaram os poetas italianos mais famosos, como Dante, Bocaccio, Petrarca e Copérnico. Na Idade Média foi famosa em toda a Europa por suas escolas de Humanidades e Direito Civil. Chamada oficialmente Alma Mater Studiorum, a universidade oferece inúmeros cursos acadêmicos: Artes, Direito, Medicina, Farmácia, Matemática, Engenharia, Agronomia, Medicina Veterinária e Pedagogia. Durante o Renascimento, Bologna foi a única cidade italiana que permitiu às mulheres se destacar em qualquer profissão e a oportunidade de ganhar um diploma na universidade.
Cidade Etrusca em 510 a.C., no século 2 a.C. constituía uma colônia romana. Pertenceu ao Império Bizantino, esteve sob controle papal, foi ocupada por Napoleão Bonaparte e