bolchoi
Para Piaget o desenvolvimento é a busca de um equilíbrio superior a sua principal função é a adaptação que é ela que cria as mudanças nas estruturas mentais e psicológicas, e pode ocorrer através de dois processos distintos. Assimilação: é quando incorporamos o mundo exterior as nossas estruturas sem alterá-los. Acomodação: são reajustar as estruturas já existentes de acordo com o mundo exterior.
Piaget descreve em quatro estágios o desenvolvimento cognitivo, onde é desenvolvido determinadas estruturas: Estágio sensório-motor de 0 a 2 anos, estágio pré-operacional de 02 a 07 anos, estágio das operações concretas de 07 a 12 anos e estágio de operações formais a partir de 12 anos.
A educação nessa teoria é centrada no aluno e deve ser de modo gradativo e deve fazer a criança observar, experimentar de acordo com a sua idade. A avaliação deve ocorrer mediante as competências de cada fase do desenvolvimento da criança.
BEHAVIORISMO
O Behaviorismo constitui um conjunto de teorias, com muitas variantes que focalizam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da psicologia. Neste caso, os sentimentos, os pensamentos, a inteligência, a consciência e outros estados mentais ou subjetivos não são tomados em sua abordagem teórica.
Se pensarmos em nossos alunos sabemos que exercemos sobre seus comportamentos, na medida em que o conhecemos em que sabemos quais conseqüências tem um valor reforçador para ele, elogios são fundamentais para o desenvolvimento do aluno.
Jhon Broadus Watson foi o primeiro a usar o termo behaviorismo em 1913, com a publicação do artigo “Psicologia: Como os behavioristas a vêem”.
Para Skinner as causas do comportamento estão fora do organismo e o que o homem faz é resultado de condições especificas. Um dado comportamento inicia-se de forma aparentemente aleatória e ele pode ou não ser estimulado, aumentando a probabilidade que ele ocorra novamente se essas mesmas contingências ocorrerem de novo. O estimulo é chamado de