BOLA SUÍÇA
A bola suíça foi desenvolvida em 1963, pela Aquilino Cosani, uma fabricante de plásticos italiana. Essas bolas foram usadas pela primeira vez em programas de tratamento de recém-nascidos e lactantes por Mary Quinton, fisioterapeuta britânico que atuava na Suíça.
Dr. Susanne Klein-Vogelbach, integrou o uso de exercício com bolas como terapia física para desenvolvimento no neuro-tratamento. Klein-Vogelbach defendeu a tese do uso da bola para o tratamento de adultos com problemas ortopédicos ou motor, com base no conceito de “cinética funcional”.
A bola Pezzi é conhecida como bola suíça, porque os primeiros fisioterapeutas americanos aprenderam os exercícios com a bola na Europa.
O tamanho da bola é de aproximadamente 35 a 85 centímetros (14 a 34 polegadas) e cheia de ar. Já o seu tamanho é baseado se o paciente tem um tronco longo e pernas curtas (diâmetro 55cm ou menor) ou tronco curto e pernas longas (65cm ou maior). Se o paciente tiver a ADM em uma ou ambas articulações reduzida a bola suíça deverá ser maior.
O padrão da bola é definido por cores e tamanhos, a de cor amarela possui 45cm e pode ser usado por pessoas entre 1,40 - 1,54m. A de cor vermelha possui 55cm e pode ser usada por pessoas entre 1,55 – 1,69m. A azul possui 65cm e pode ser utilizada por pessoas que tenham entre 1,70 – 1,87m. A de cor verde tem 75cm e é utilizada por pessoas entre 1,88 – 2,03m. A cinza tem 85cm e é usada por pessoas maior que 2,04m.
SUPERFÍCIE PARA EXERCÍCIOS: Para o uso seguro da bola suíça é melhor colocar um tapete emborrachado firme sobre o solo. Os exercícios com a bola podem também ser feitos sobre um carpete com pêlos curtos para que o paciente e a bola não escorregue. Para evitar o deslize é melhor usar calçados com sola de borracha, como tênis ou ficar descalço.
LIMPEZA DA BOLA: Use água, detergente bactericida, enxague e seque com uma toalha. Ao usar a bola no hospital, evite colocá-la no chão entre os exercícios. Para impedir contaminação cruzada,