Satélites
Como colocar um satélite em orbita? Para se colocar um satélite em órbita, ele é levado por meio de foguetes, até a altura desejada, normalmente acima de 150 km para que forças de resistências não perturbem o seu movimento. Depois de subir ao espaço, um estágio propulsor acelera o satélite a uma velocidade que não seja tão pequena para que ele caia na Terra nem tão grande para que ele escape da gravidade do planeta. "Se a velocidade for aplicada corretamente, o satélite tenta se afastar continuamente da Terra em direção ao espaço, mas ao mesmo tempo é puxado de volta pela gravidade. O resultado é como se ele estivesse sempre caindo, mas sem tocar a superfície do planeta, descrevendo uma trajetória circular ao redor do globo"
Satélite geoestacionário
Os satélites geoestacionários são satélites que se encontram aparentemente parados relativamente a um ponto fixo sobre a Terra, geralmente sobre a linha do equador. Como se encontram sempre sobre o mesmo ponto da Terra, os satélites geostacionários são utilizados como satélites de comunicações e de observação de regiões específicas daTerra, como o satélite GOES-8.
. Satélite geoestacionária tem o mesmo periodo que a Terra, 24 horas.
Um satélite que não é geoestacionário nunca está permanentemente sobre a mesma zona da Terra e por isso não pode ser utilizado sozinho para observar a mesma região.
Velocidade de um satélite
Periodo
2 rr=vt T=2rr
O Sputnik 1-O primeiro Satélite a entrar em órbita
O Sputnik 1 foi o primeiro satélite artificial da Terra. Foi lançado pela União Soviética em 4 de outubro de 1957 na Unidade de teste de foguetes da União Soviética.O Sputnik 1, era uma esfera de aproximadamente 58,5 cm e pesando 83,6 kg. A função básica do satélite era transmitir um sinal de rádio, "beep",emitidos continuamente durante 22 dias até 26 de outubro de 1957, quando as baterias do transmissor acabaram.
Seu foguete, chamado Foguete Sputnik, de dois estágios, tinha 19 metros de