Bola de tênis
A Fabricação da bola
O ingrediente básico das bolas de tênis é a borracha. No primeiro passo, a borracha é prensada em moldes e ganha o formato de uma concha. Em seguida, para as bolas pressurizadas, uma pastilha de nitrogénio é colocada no meio de duas conchas de borracha e unidas por uma cola especial. Para reforçar a junção, as duas metades são fundidas em uma prensa a 200 °C, durante uma etapa conhecida comovulcanização. Com o calor, a pastilha de nitrogénio explode, liberando o gás que enche a bola.
Sua superfície externa é revestida com feltro, um tecido formado por nylon e lã amarela. Primeiro, dois pedaços de feltro são cortados e colados com uma massa branca. Depois, a bola passa por nova vulcanização para melhor aderência do material à bola.
No passo final, as bolas são embaladas em tubos de plástico hermeticamente selados, sob uma pressão aproximada de 2 atmosferas para evitar qualquer perda de pressão antes da chegada às quadras de tênis. Em torneios profissionais, uma bola não é usada por mais que 9games. Basta esse curto período para que surjam pequenas deformações em sua superfície.
Regras no Tênis acerca da bola
A bola deve ter uma superfície externa uniforme e deve ser de coloração branca ou amarela. Se houver qualquer junta, ela não deve ter costura. Deve ter um diâmetro maior do que 6,35 cm e menor que 6,67 cm, e um peso maior que 56,7 g e menor que 58,5 g. A bola deve ter um pulo maior que 135 cm e menor que 147 cm quando largada da altura de 254 cm sobre uma superficie sólida.
A uma