Bol 01
& Gregory)
Josiane Aparecida de Lima1
José Cardoso Pinto2
Antônio Ricardo Evangelista3
Ronan Aparecido Valadares Santana4
1 INTRODUÇÃO
No sistema de produção de animal em pasto a utilização de leguminosas deve ser valorizada pela qualidade que essas forrageiras oferecem à dieta e também pelo aporte de nitrogênio atmosférico incorporado ao ecossistema pastoril, a um baixo custo.
Nesse sentido, a utilização de leguminosas forrageiras, como bancos de proteína ou em consorciação com gramíneas constitui uma importante prática para a suplementação protéica de bovinos, bem como para o fornecimento de nitrogênio ao solo e plantas, por meio da fixação biológica desse elemento por bactérias do gênero Rhizobium, que o retira da atmosfera e o repassa à planta. Assim, a leguminosa forrageira torna-se um fator importante na produção animal, pois sua participação nas pastagens, além de possibilitar a redução dos efeitos negativos da atividade pecuária sobre a qualidade do solo e da água, possibilita também a expressão do potencial genético dos animais, fato esse que reverterá em maior lucratividade para o produtor rural.
Com a inclusão de leguminosas na pastagem, melhora-se o ambiente pastoril, aumenta-se o potencial produtivo e ocorre redução das necessidades de adubação química nitrogenada e poluição do lençol freático causada pela lixiviação do excesso de nitrogênio aplicado ao solo.
_______________________
1
DSc Forragicultura e Pastagem. UFLA/CNPq.
2,3
Professores Adjunto e Titular, respectivamente, DZO/UFLA - Lavras-MG.
4
Graduando em Zootecnia - UFLA
6
Dentre as espécies de leguminosas indicadas, algumas cultivares de amendoim forrageiro têm se destacado por apresentarem boa produção de matéria seca e bom valor nutritivo, além de persistência, excelente capacidade de cobrir o solo e adaptação a solos com drenagem deficiente.
Duas características contribuem para o sucesso do amendoim forrageiro como cultivo de cobertura do