Bocia
Licenciatura em Desporto
Unidade Curricular- Actividade Fisica Adaptada
Docente: Jorge Vilela de Carvalho
BOCCIA
Discentes: André Alcântara
Daniel Henrique
David Miguens
Flávio Neves
Maria Raquel Almeida
Introdução
As actividades físicas bem orientadas promovem tanto o alongamento como o fortalecimento muscular, favorecem melhor desempenho motor e interferem de maneira positiva com relação ao desenvolvimento emocional e social.
A natação, dança, ginástica, futebol, equitação ou outras mais, são consideradas actividades desportivas mais benéficas para determinado grupo de crianças do que tratamentos fitoterapêuticos realizados dentro de um hospital.
O Boccia apresenta-se como um contributo válido para o aumento da vitalidade mental, física e social.
O desporto pode converter-se numa força impulsionadora para que as pessoas deficientes procurem o restabelecimento e o contacto com o mundo que as rodeia e por conseguinte, o reconhecimento como cidadãos iguais e respeitados. (Sir Ludwing Guttman).
História do Boccia
O Boccia teve inicio segundo alguns documentos e testamentos, a alguns séculos antes de Cristo, a um tumulo de um jovem faraó egípcio onde foram descobertas 2bolas de pedra um pouco maiores que bolas de ténis, próximas de uma bola mais pequena que deveria ser usada como bola alvo.
Não bastando este primeiro testamento sobre a origem do Boccia, junta-se ainda o contributo dos Gregos e dos Romanos ao jogarem este jogo agora com bolas em pele. O Boccia chegou mesmo a fazer parte dos jogos olímpicos dos gregos, com forma de divertimento, identificando-se como um jogo de “atirar bola ao ar”.
Já alguns séculos mais tarde, mais propriamente no século XVI na costa da Florentina, Itália, ouve descobertas de este jogo ser jogado pela aristocracia Italiana, mas com forte indicio de terem sido os romanos que trouxeram o jogo do sul de França, na qual ainda hoje em dia se pratica a