Bocais
Os bocais são dispositivos que apresentam uma redução sistêmica e progressiva de modo a reduzir a área de escoamento de um fluido, aumentando, assim, sua pressão e consequentemente sua velocidade. Eles geralmente são utilizados em sistemas que necessitam de um aumento na pressão do fluido, seja para impulsionar algum corpo em geral ou usufruir-se do aumento da pressão dinâmica. Tais bocais são encontrados em motores com propulsão a jato em geral, mísseis, foguetes, motores de embarcações, motores de jet ski e até mesmo em mangueiras de jardim.
Tais dispositivos são subdivididos em bocais de fluxo, bocais de Venturi ou tipo placa de orifício. Os bocais de fluxo são utilizados para medir a vazão de um fluido em alta velocidade, onde a utilização de placas de orifícios não é apropriada devido à corrosão e a cavitação que tendem a desgastar o bocal. Eles são muito utilizados, por exemplo, em medições de vapores superaquecidos em altas pressões e em turbo geradores. Sendo assim um bocal de fluxo pode medir vazões mais altas que uma placa de uma placa de orifício designada para a mesma pressão diferencial. Os bocais de fluxo são intermediários entre placas de orifício e os tubos (bocais) de Venturi.
As placas de orifício são dispositivos que medem a diferença de pressão dentro de uma tubulação em função de uma placa colocada dentre dois flanges. Basicamente é uma placa com um furo de alta precisão por onde ocorre o escoamento de um fluido, de modo que tal furo causa um afunilamento, diminuindo a área por onde fluido deve escoar, medindo assim a vazão. Existem várias vantagens relacionadas a esse dispositivo, como sua fácil instalação, fácil manutenção e baixo custo monetário, entretanto tem uma alta perda de carga.
Existem três tipos de orifícios:
a) Orifício concêntrico: Este tipo de orifício é utilizado para fluidos que não tenham sólidos suspensos, devido ao furo ser localizado no meio da placa.
b) Orifício excêntrico: Este tipo de