bobó de camarão
O Brasil é um país que ao longo da história recebeu influências culturais de vários lugares. Cada região tem sua singularidade fazendo com que o país tenha uma diversidade cultural muito grande, têm-se as tradições gaúchas originadas dos imigrantes holandeses e alemães na região sudeste e também as tradições nordestinas da região nordeste vindas dos escravos da colonização. Através dessa riqueza cultural do Brasil será abordado ao longo desse trabalho como a cultura africana influenciou a cultura baiana, tendo foco no sistema culinário herdado.
A culinária baiana é um grande atrativo para a maioria dos turistas brasileiros e estrangeiros. Conhecida por seus temperos fortes, apimentados e alguns até afrodisíacos, a Bahia é um estado que recebeu grande parte de sua cultura, dos escravos vindos da África.
A cultura já presente dos índios nativos se misturou com a dos colonizadores portugueses e logo com a dos negros vindos como escravos. E dessa miscigenação nasceu toda a cultura baiana, incluindo a sua culinária. Mas de toda essa mistura étnica, percebe-se que a África foi quem mais contribuiu para o que a Bahia é hoje. Muitos são os pratos de origem africana e alguns deles ainda são preparados até os dias de hoje, como eram preparados na época da colonização. No entanto, algumas receitas receberam modificações.
Um exemplo é o bobó de camarão, um prato da culinária baiana, que possui ingredientes típicos da África, como o azeite de dendê e a pimenta e outros de origem brasileira como a mandioca. No Rio de Janeiro é comum substituir o azeite de dendê pelo azeite de oliva, já que o dendê é um ingrediente de sabor forte e nem sempre apreciado fora da Bahia.
A receita original do bobó de camarão que vem da Bahia usa os seguintes ingredientes para seu preparo: 1 quilo de camarões com casca, 1 quilo de aipim (mandioca) cozida, 2 cebolas grandes picadas, 1/2 molho de coentro, 300 g de molho de tomate, sal, leite de coco e azeite de dendê.
Para