comidas popular brasielira
Na região sudeste é possível constar a presença de pratos como linguiça, feijoada, carne de posto, peixes, pirão, moqueca capixaba, galinha ao molho, arroz carreteiro, feijão tropeiro, tutu, couve, torresmo, farofa, bolo de fubá, romeu e julieta, doces em calda, doce de leite, pizza, massas, pastéis, entre outros.
Na região centro-oeste pratos como arroz carreteiro, escaldado, pacu, peixe com mandioca, frango com guariroba, espeto, quiabo frito, pirão, caldo de piranha e dourado recheado são comuns.
No nordeste é possível destacar: peixes, carne-de-sol, manteiga de garrafa, rapadura, acarajé, caruru, abará, bobó de camarão, vatapá, sarapatel, xinxim de galinha, moqueca de peixe, azeite de dendê, cocada, quindim, baba de moça, bolinho do estudante, buchada de bode, ensopados de camarão, sorvetes de frutas tropicais, entre outros. No norte destacam-se pratos como: tucunaré, tacacá, tapioca, pato no tucupi, castanha-do-pará, açaí, cupuaçu, graviola, bolo de macaxeira e baião-de-dois.
A culinária brasileira é rica, saborosa e diversificada. Cada um dos estados brasileiros tem seus pratos típicos, preparados de acordo com antigas tradições, que são transmitidas a cada geração.
O significado da comida ultrapassa o simples ato de alimentar-se. São muitas as tradições que consideram a hora da refeição como semi-sagrada, de silêncio, compostura e de severidade. Manda-se respeitar a mesa e, no interior, não se comia trazendo armas, chapéu na cabeça ou então sem camisa. Comer junto é aliar-se: a