Bobbio
1) Qual é a origem etimológica da palavra “política”? E qual é o seu atual significado?
A origem etimológica da palavra “política” é uma derivação do adjetivo pólis (politikós), significando tudo aquilo que se refere à cidade, e portanto ao cidadão, civil, público e também sociável e social. (Cap.3 Política e Moral, p. 159). Já na era moderna o atual significado do termo politica é uma designação empregado para indicar a atividade ou o conjunto de atividades que têm de algum modo, como termo de referência, a pólis, isto é, o Estado (Cap.3 Política e Moral, p. 160).
2) Qual é a diferença entre definições descritivas e prescritivas de Política?
A principal diferença é que a definição prescritiva não definem o que é concretamente e normalmente a política, mas indica como deveria ser a política para ser uma boa política sendo assim uma definição mais filosófica, já a definição descritiva não foge da realidade é feita tal qual ela se mostra sem subjetividades (Cap.3 Política e Moral, p.168).
3) No caso de definições prescritivas de política, reflita sobre as seguintes indagações, entre outras: a) Quem seleciona o fim a ser atingido? Quem define o significado desse fim? Quem decide se e quando esse fim foi alcançado?
Os fins da política são tantos quanto às forem às metas a que um grupo organizado se propõe segundo os tempos e as circunstâncias, conforme isso quem vai selecionar o fim a ser atingido na política vai ser um determinado grupo social dominante. Quem define o significado desse fim são os teóricos do Estado com a communis opinio. Quem decide se esse fim foi alcançado são os elementos constitutivos do Estado. (Cap.3 Política e Moral, p.167).
4) Quais os três elementos constitutivos do Estado?
Os três elementos constitutivos do Estado são: o povo, o território e a soberania (Estado, Governo, Sociedade: Para uma teoria da política, Cap.3 Estado, Poder e Governo p. 77)
5) O que se entendo por “bem comum”?
Bem comum é