bloqueio e etiquetagem
O presente trabalho é apresentado ao curso de segurança do trabalho, na disciplina de Maquinas e Equipamento ministrado pelo professor André Vieira.
Tendo como objeto uma abordagem sobre o tema programa de bloqueio e etiquetagem, buscando entender o que é o programa para entender como funciona e como usa-lo de maneira correta mostrando uma abordagem sobre o bloqueio a etiquetagem, o lobo, o passa a passo de um bloqueio eficaz.
2 Programa de bloqueio e Etiquetagem
O programa de Bloqueio e Etiquetagem é uma ferramenta auxiliar, bastante eficaz na gestão de risco. O seu método de aplicação, visa a identificação de possíveis liberações abruptas e ou inesperadas de ações relativas à manifestação de energia, objetivando a prevenção de incidentes e acidentes, por consequência. Tratar o “Bloqueio e Etiquetagem” de forma incorreta ou parcial, não implica em eficácia desta ferramenta, podendo inclusive potencializar os riscos. Através da visão de um processo de gestão de risco, colocamos a importância da aplicação correta e integral desta ferramenta, que possibilita trabalhos com isolamento de energia.
2.1 Bloqueio
É dispositivo com finalidade de bloquear/travar o equipamento de forma que este não entre em movimento colocando os trabalhadores em riscos de acidentes. É a colocação de um dispositivo de isolamento de energia com o objetivo de garantir que o equipamento, sob controle, não possa ser operado ou entre em operação até que o dispositivo de bloqueio seja removido.
2.2 Etiqueta
É a colocação da etiqueta/sinalização de aviso no dispositivo de isolamento de energia equipamento para indicar ou alertar que o dispositivo de isolamento de energia e o equipamento sob o controle não possam ser operados ou abertos sem antes ter a autorização do trabalhador responsável pela etiquetagem ou sinalização.
2.3 Loto-bloqueio sinalizado
O programa Loto tem quatro componentes básicos: o cadeado, a etiqueta, o dispositivo de bloqueio e o