mastite e mastalgia
É UM PROCESSO INFECCIOSO AGUDO DAS GLÂNDULAS MAMÁRIAS, QUE ACOMETE MULHERES EM FASE DE LACTAÇÃO.
É CAUSADA POR DIVERSOS MICRORGANISMOS, PREVALECENDO O STAPHYLOCOCCUS AUREUS EM 50 A 60% DOS CASOS.
A MASTITE QUANDO NÃO TRATADA PRECOSEMENTE PODE EVOLUIR DE FISSURAS NOS MAMILOS PARA ABSCESSOS.
O MELHOR TRATAMENTO É A MASSAGEM, SEGUIDA DE ORDENHA, APLICAÇÃO DE CALOR LOCAL E/OU FRIO, AUMENTO DE INGESTÃO DE LÍQUIDOS E REPOUSO E UMA SEVERA HIGIENE NO LOCAL: RECOMENDA-SE PASSAR O PRÓPRIO COLOSTO NO MAMILO E NA ARÉOLA, DEIXANDO-OS SECAR AO AR LIVRE.
PODE SER NECESSÁRIO O USO DE ANALGÉSICOS, ANTITÉRMICOS E ANTIBIÓTICOS.
COMO MEIO BÁSICO DE PREVENÇÃO, DEVE-SE ANTES DE CADA MAMADA FAZER A VERIFICAÇÃO DE FLEXIBILIDADE DA MAMA, MASSAGEANDO TODA A ARÉOLA COM AS PONTAS DOS DEDOS E FAZENDO MOVIMENTOS DE FLEXÃO DE TODA A REGIÃO ANTES DE OFERECER O PEITO AO LACTANTE.
SE A MAMA NÃO APRESENTAR FLEXIBILIDADE , RETIRAR O LEITE ACUMULADO ATRAVÉS DA EXPRESSÃO AREOLAR E EM SEGUIDA COLOCAR O RN PARA MAMAR.
MASTALGIA
MASTALGIA OU DOR NAS MAMAS É UMA ANORMALIDADE BENIGNA MUITO FREQUENTE. AS MULHERES PODERÃO SENTIR DORES NAS MAMAS, NO PERÍODO PERIOVULATÓRIO (MEIO DO CICLO), NO PERÍODO PRÉ-MENSTRUAL OU EM QUALQUER FASE DO CICLO SE TIVER PROCESSO INFLAMATÓRIO NAS MAMAS OU ATÉ MESMO ALGUM TUMOR OU CISTOS MAMÁRIOS. A DOR MAMÁRIA É QUEIXA COMUM, ENTRE 30% E 70% DAS MULHERES EM ALGUMA FASE DA VIDA. EM MULHERES BRASILEIRAS, ENTRE 17 E 45 ANOS, A PREVALÊNCIA DA MASTALGIA FOI DE 66,2%, SENDO QUE 60,9% DAS MULHERES APRESENTAM MAMAS POUCO DOLOROSAS, 4,6% MAMAS MODERADAMENTE DOLOROSAS E SOMENTE 0,8% MAMAS INTENSAMENTE DOLOROSAS. A MASTALGIA É MAIS COMUM EM MULHERES ANTES DA MENOPAUSA E ISOLADA RARAMENTE É CÂNCER, DEVENDO-SE RESERVAR O USO DE EXAMES DE IMAGENS PARA MULHERES QUE PREENCHAM OUTROS CRITÉRIOS PARA A NEOPLASIA. EM ALGUNS CASOS, NÃO FICA CLARO SE A DOR ESTÁ SENDO CAUSADA PELO CÂNCER OU SE O SINTOMA MOTIVOU UM EXAME QUE ACABOU POR ENCONTRAR UMA NEOPLASIA