Bloqueio e etiquetagen
1521 palavras
7 páginas
Mais sistema de ensinoCurso: Técnico em Segurança do trabalho
Módulo: Máquinas, equipamentos e materiais
Professor: André Luiz Vieira
Aluno: Álvaro Cavalcante Neto
PROGRAMA DE BLOQUEIO E ETIQUETAGEM
Rondonópolis-MT
18-09-2012
Introdução
O programa de Bloqueio e Etiquetagem é uma ferramenta auxiliar, bastante eficaz na gestão de risco. O seu método de aplicação, visa a identificação de possíveis liberações abruptas e ou inesperadas de ações relativas à manifestação de energia, objetivando a prevenção de incidentes e acidentes, por conseqüência.
Identificando-se de maneira clara os pontos passíveis de liberação de energia, procede-se inicialmente á um programa de implantação em todo o ambiente, em que o risco está inserido. Tratar o “Bloqueio e Etiquetagem” de forma incorreta ou parcial, não implica em eficácia desta ferramenta, podendo inclusive potencializar os riscos. Através da visão de um processo de gestão de risco, colocamos a importância da aplicação correta e integral desta ferramenta, que possibilita trabalhos com isolamento de energia.
O “Bloqueio e Etiquetagem” é aplicado com o objetivo de eliminar todas as formas de energia presentes, durante os trabalhos que ocorrem fora do regime dito normal de operação; visa também a eliminação de qualquer desvio ocasionado por falha no processo (este pode ser de curta ou longa duração), como limpeza total ou parcial do equipamento e área de entorno, nova configuração e mudança do processo, mudança de ferramenta, ajustes no processo, manutenção de máquinas e equipamentos periféricos, serviços em instalações no entorno, ou qualquer outra atividade que possa expor as pessoas à ação danosa do controle inadequado, ou ausência deste, das energias utilizadas para execução do processo produtivo. A norma em que se baseia esse trabalho (OSHA 1910.147) as chamam de “energias perigosas” (harzardous energy).
A