Blocos Econômicos
- Este trabalho aborda o tema Blocos Econômicos.
- De uma forma geral, explica seus tipos e grande parte dos principais Blocos Econômicos mundiais, como o Mercosul, a União Europeia, o NAFTA e a APEC.
01. O QUE SÃO:
- Os Blocos Econômicos são a união de países com interesses econômicos, e muitas vezes de integração social, entre si, gerando uma facilitação no comércio, que beneficia o crescimento de ambos.
02. O PRIMEIRO BLOCO ECONÔMICO:
- O primeiro Bloco Econômico foi a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e Aço), que surgiu em 1956 e foi inicialmente formado pela Bélgica, Alemanha, Holanda, Itália, Luxemburgo e França.
03. TIPOS DE BLOCOS ECONÔMICOS:
- Os Blocos Econômicos são divididos em quatro modelos:
* Área de Livre Comércio: é determinado que produtos produzidos por um país podem entrar em outro país que participa do acordo sem taxas de importação.
* União Aduaneira: apresenta o livre comércio e a livre circulação de pessoas entre países que adotam esse tipo de bloco.
* Mercado Comum: permite a passagem de produtos, pessoas e capital entre os países.
* Mercado comunitário: é o estágio máximo de um bloco. É uma ligação econômica e monetária com uma moeda comum circulando entre os países desse grupo.
- O único Bloco Econômico que seguiu todos esses estágios foi a União Europeia.
04. VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UM BLOCO ECONÔMICO:
- Quando há a formação de um Bloco Econômico, a maior vantagem é a redução de impostos ente os países que, consequentemente, gera uma queda no preço dos produtos e a redução da taxa alfandegária. Como aspecto populacional, gera uma maior facilidade das pessoas moverem-se de um país a outro.
- Por outro lado, como desvantagens, podemos citar: a diminuição da produção de empresas que produzem produtos mais caros e uma menor renda do produtor nacional.
05. PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS:
05.01. MERCOSUL:
- O Mercosul (sigla para Mercado Comum do Sul) foi criado em 26/03/1991, e os países que o formam são: