Blocos econômicos
Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Eles são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
O comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.
• O QUE SÃO BLOCOS ECONÔMICOS?
“Bloco Econômico é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, se estende também á integração social desses países. Tem como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio entre eles pode beneficiar a ambos ter um crescimento maior e em conjunto.”
Resumindo → Blocos Econômicos são reuniões de países que têm como objetivo a integração econômica e social.
• COMO NASCEU O PRIMEIRO BLOCO ECONÔMICO?
O primeiro Bloco Econômico nasceu em 1956 com a criação da CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço), na Europa. Esse grupo foi formado inicialmente pela Bélgica, Alemanha Ocidental, Holanda, Itália, Luxemburgo e França. Depois desse grupo, principalmente depois da Guerra Fria, mais e mais Blocos Econômicos foram se formando.
DEFINIÇÕES DOS ESTÁGIOS/TIPOS DE BLOCOS ECONÔMICOS:
• Primeiro: Determinação de uma área de livre comércio, que significa que produtos produzidos por um país podem entrar em países que têm esse acordo de livre comércio com ele, livres de taxas e burocracias tradicionais de uma importação normal.
• Segundo: “A união aduaneira apresenta a