Blocos econômicos
1- O que são blocos econômicos e quais os estágios pelos quais eles passam?
R: Blocos econômicos são grupos de países que fazem acordos entre si para se tornarem mais competitivos, aumentarem exportações, obterem vantagens mútuas.
2- Que mudanças estão ocorrendo no Brasil em função de sua inserção no MERCOSUL?
R: Tem uma importância fundamental para o Brasil, pelo seu intercâmbio de produtos manufaturados como maquinarias, automóveis, alimentos e commodities assim como o intercâmbio cultural.
3- Que novos projetos estão sendo desenvolvidos em benefício da população Sul-Americana?
R: Diversos projetos baseados em uma melhor educação, energias renováveis, trocas de cultura e industrialização.
4- O que é a ALCA e qual o objetivo de sua criação?
R: A ALCA (Área de livre comércio das Américas) foi uma proposta pelos Estados Unidos, durante a Cúpula das Américas, em Miami, no dia 9 de Dezembro de 1994, com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, exceto Cuba, formando assim uma área de livre de comércio para as Américas, até o final de 2005. Na reunião de Miami foram assinados a Declaração de Princípios e o Plano de Ação.
5- Qual a situação do Brasil na Alca?
R: A oposição à ALCA vem não do governo de neoliberais de Lula da Silva e sim da grande maioria dos brasileiros. Num referendo informal em 2002 votaram 11 milhões de brasileiros, e 95% estavam contra a ALCA. Os principais movimentos sociais, como o MST, os sindicatos, sectores progressistas da igreja, partidos marxistas e membros radicais dissidentes do PT, estão na vanguarda da campanha de oposição. Representam a verdadeira alternativa ao neoliberalismo no país e, deste modo, à ALCA.
6- Cite o nome dos blocos econômicos existentes no mundo.
R: Bloco Norte-americano, Bloco Asiático, Bloco Europeu, Nafta, Apec, Mercado Comum Centro-Americano, Pacto Andino, Mercosul, Caricom, União Européia, CEA, CEI, Afta e MCA
7-