Blocos Económicos
-Blocos Econômicos são organizações internacionais em que grupos de países estabelecem interesses comuns de crescimento econômico e, em alguns casos, estendem-se também á integração social desses países. Têm como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio entre eles pode beneficiar a ambos ter um crescimento maior e em conjunto.
O primeiro bloco económico a ser fundado
O primeiro Bloco Econômico nasceu em 1956 com a criação da CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço), na Europa. Esse grupo foi formado inicialmente pela Bélgica, Alemanha Ocidental, Holanda, Itália, Luxemburgo e França. Depois desse grupo, principalmente depois da Guerra Fria, mais e mais Blocos Econômicos foram se formando.
Nafta
O Nafta (North America Free Trade Agreement), ou Tratado Norte-Americano de Livre Comércio, foi criado em 1993 e teve início a partir de um acordo estabelecido entre três países da América do Norte: Estados Unidos, México e Canadá. A partir desse acordo foi implantado o livre comércio entre as nações integrantes.
Sua população é de 418 milhões de habitantes, o Pib de 10,3 trilhões de dólares e a renda per Capita de 25.341 (em US$).
Importância dos Blocos Económicos
Os Blocos Econômicos facilitam a interação comercial entre os países que o agrupam. O representantes de cada grupo adotam medidas para reduzir impostos, tarifas alfandegárias. A maior parte destes blocos são formados por países vizinhos que tenham semelhanças culturais.
Estes são importantes pois permitem:
A redução ou eliminação das tarifas ou importação;
A existência de produtos mais baratos;
A Redução na taxa alfandegária;
Maior facilidade das pessoas mover-se de um país para outro;
Aos produtores se beneficiarem da aplicação de economias de escala, o que levará à redução de custos e maior renda;