blocos economicos
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem oferecida pela união econômica entre os países é a redução ou eliminação das tarifas de importação, o que permite a compra de produtos mais baratos; a redução na tarifa alfandegaria também estimula a circulação de pessoas e mercadorias, as quais passam a circular, muitas vezes, livremente entre os componentes do bloco. Por fim, os produtores podem se beneficiar da redução nas importações de matérias primas, o que reflete nos custos de produção, reduzindo ainda mais os preços dos produtos.
Por outro lado, aquelas empresas que não se adaptarem às transformações, bem como aquelas que não possuem estrutura para concorrer com as rivais em outros países do bloco, irão falir, fechando postos de trabalho e diminuindo a renda nos setores onde houver ineficiência.
Mercosul4091940144780O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em 1991. É o maior bloco econômico do Hemisfério Sul, formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai.
União Europeia4091940125730Efetivada em 1992, a União Europeia é o bloco formado pelos países europeus e um dos principais modelos de blocos econômicos.
NAFTA
4491990293370União comercial e aduaneira entre o Canadá, México e EUA, desde 1991. O Tratado norte-americano de livre comércio (NAFTA) em inglês, "North American Free Trade Agreement" é o bloco dominante da América do Norte.
ALCA
38442901684020ALCA não saiu do papel Por que há forte resistência dos países sul-americanos (especialmente do Brasil), e também por parte do público interno americano (principalmente os produtores rurais). Basicamente a resistência dos dois lados se resume no medo de que, ao se abrir completamente o comércio entre os dois países, haja prejuízos para cada um. Os países sul americanos temem que