Blocos Economicos
Blocos Econômicos
Aluna: Joyce Hellen Barros Andrade
Professor: Helton
Disciplina: Geografia
Data: 28 de abril de 2014
Introdução Com a economia mundial sendo cada vez mais globalizada, a tendência no comercio é que se formem blocos econômicos. Estes blocos econômicos são criados a fim de facilitar o comércio entre os países que participarem. Adotando a redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscando soluções em comum para problemas comerciais, a ideia torna-se viável e interessante para que um comércio nacional tenha algum movimento.
Entretanto, existem algumas desvantagens e empecilhos que devem ser analisados antes de que a opção de um bloco econômico seja considerada entre os países. Existem vários blocos econômicos hoje em dia, e esse trabalho explicará um pouco de alguns deles e a teoria básica de como funciona um bloco econômico no mundo atual.
Os blocos são:
1- União Europeia
2- O Mercosul
3- A ASEAM
4- O NAFTA
5- APEC
6- A ALCA
A União Europeia A União Europeia é considerada um Bloco Econômico que é constituído por 27 países. É considerado o mais fluente do mundo, inclusive se enquadrando numa classificação diferente de Bloco Econômico, sendo uma “supranacional econômica e política”. Sua união vai além de áreas econômicas, a União Europeia forma uma união econômica, política e social. Os primeiros passos da União Europeia foram os Tratados de Roma (1951) e a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (1957), além da Euratom ( Comunidade Europeia da Energia Atômica). A Euratom tinha como seus integrantes França, Itália, Luxemburgo, Alemanha e Países Baixos. Esse acordo foi pouco a pouco englobando mais países até completar seus atuais membros. República da Macedônia, Croácia, Turquia, e Islândia são nações candidatas a entrar na UE. O início se deu realmente no dia primeiro de novembro de 1993 e foi estipulado pelo “tratado de