Blocos economicos
RESUMO
O panorama social e cultural do mundo hoje sem dúvida é influenciado pelos processos relacionados com a globalização que atua em diversas formas e provoca diversas conseqüências, positivas e/ou negativas. E neste trabalho um dos objetivos é abordar a importância e as conseqüências que os blocos econômicos vêm refletindo para o mercado mundial.
Palavras-chave: Blocos econômicos; NAFTA; economia mundial.
1 INTRODUÇÃO
A Globalização é um processo de integração econômica, social, política e cultural das nações, que procura principalmente maiores ganhos para as empresas com a facilitação da transição dessas em novos mercados.
Os Blocos Econômicos são associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que tendem adotar uma soberania comum. Os blocos podem ser classificados em: Zona de Preferência Tarifária; Zona de Livre Comércio; União Aduaneira; Mercado Comum; União Econômica e Monetária.
Nesse trabalho daremos destaque a um bloco econômico: a NAFTA, um dos principais motivos da criação desse bloco econômico foi fazer frente à União Européia, tendo em vista que essa tem alcançado um grande êxito no cenário mundial. Será abordado também o que são blocos econômicos, qual a importância deles para a economia mundial, quais os principais blocos, como foram criados e um pouco de suas historias.
2 OS BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS
Os blocos econômicos regionais têm o objetivo de facilitar o comercio entre os países membros. Os blocos são responsáveis pela redução ou isenção de impostos e tarifas e buscam soluções em conjunto para os problemas comerciais. O comércio entre os países do bloco econômico gera e aumenta o crescimento para os países, normalmente os blocos são formados por paises vizinhos.
Os blocos econômicos são classificados em: Zona de Preferência Tarifária, Zona de Livre Comércio, União Aduaneira,