blocos economicos
Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.
BLOCOS ECONÔMICOS
NAFTA
NAFTA ( Tratado Norte-Americano de Livre Comércio )
Países membros: Estados Unidos, México e Canadá.
População: ALCA somam uma população de 417,6 milhões de habitantes.
PIB (Produto Interno Bruto): PIB de US$ 11.405,2 trilhões.
Expectativas: Começou a funcionar no início de 1994 e oferece aos países membros vantagens no acesso aos mercados dos países. Estabeleceu o fim das barreiras alfandegárias, regras comerciais em comum, proteção comercial e padrões e leis financeiras. Não é uma zona livre de comércio, porém reduziu tarifas de aproximadamente 20 mil produtos.
Objetivo: A derrubada das barreiras alfandegarias garantindo assim o livre comércio entre os países membros e facilitando o fluxo de mercadorias.
Redução de custos comerciais entre os mesmos.
Aumentar o percentual de exportação entre si.
Garantir elevação e ajuste da economia dos países membros para que os mesmos ganhem destaque e competitividade no cenário global do comércio.
Principal motivo da criação: Fazer frente à União Europeia, tendo em vista que essa tem alcançado um grande êxito no cenário mundial.
MERCOSUL
O Mercosul ( Mercado Comum do Sul ) foi oficialmente estabelecido em março de 1991.
Países