Ergonomia
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA: ERGONOMIA
PROFESSOR: FRANCISCO MÁSCULO
ALUNOS: IANNE ANGÉLICA CAVALCANTI VIEIRA – 11011199
IURI FREDERICO JARDIM DOS SANTOS – 10821318
MARIA CLARA BEZERRA - 11011192
AVALIAÇÃO ERGONÔMICA
DO POSTO DE TRABALHO
João Pessoa,
15 de outubro de 2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa abordar conteúdos importantes ministrados durante o semestre como análises de esforços repetitivos, antropometria e a análise do ambiente de trabalho como um todo, desde as condições ambientais até as condições proporcionadas ao colaborador em questão.
2
1. FUNÇÃO PRINCIPAL DO POSTO
O posto analisado consiste na instalação de uma rede de tubulações de
PVC PBL (150 mm, 100 mm, 75 mm) que alimentam hidrantes instalados nos estacionamentos e na área externa das edificações do Centro de Convenções
Poeta Ronaldo Cunha Lima em João Pessoa.
A união das tubulações é realizada através de conexões (joelhos e curvas) e cola apropriada em valas abertas nos canteiros (terra + grama) dos estacionamentos locais.
O material é levado pelos colaboradores do canteiro de obras da empresa (subempreiteira) para os locais de execução do serviço, essa distância varia entre 500 e 700m. As valas são abertas por colaboradores da contratante (empreiteira) que retiram a terra e a grama desobstruindo os trechos a serem executados, entre os canteiros existe uma espera das tubulações que ficam abaixo do intertravado, essas esperas guiam o sentido e a forma de instalação das tubulações. Devido aos obstáculos (caixas de elétrica, postes e diferenças de alturas), algumas vezes as tubulações devem ser serradas ou levantadas para possibilitar as uniões.
Após o serviço da subempreiteira estar concluído, a empreiteira faz um teste hidrostático e se a tubulação não apresentar vazamentos as valas são fechadas pelos colaboradores da empreiteira.
2. ESPAÇO FÍSICO
Como o serviço foi executado