blocos economicos supranacionais
Nestes tempos de globalização, um fator que contribuiu de forma decisiva para o aumento do comércio internacional são os blocos supranacionais.Em 2001 existiam 32 blocos supranacionais, envolvendonações de todas as partes do mundo, que movimentaram cerca de 4,7 trilhões de dólares contra apenas 80 bilhões de dólares na década de 70.A multiplicação de acordos e blocos regionais constitui um dos fenômenos mais marcantes do Pós-Guerra fria. Aformação de blocos supranacionais é uma realidade presente no plano político eeconômico no mundo globalizado. Esse fato torna-se cada dia mais visível, sendo marcado pela mudança de função do Estado-nação de totalizador das decisões para mediados dasdecisões de bloco.
Ostipos de blocos
Os blocos econômicos classificam-se em: Zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária.
Uma Zona de Comércio Livre é um tipo de integraçãoeconômica na qual os paísesmembros extinguem as barreiras alfandegárias e comerciais entre si. Esse acordo consiste basicamente na redução ou eliminação das taxas alfandegárias que incidem sobreas mercadorias trocadas entre os países membros.
Uma união aduaneira consiste naformação uma zona de livre comércio com uma tarifa externa comum, ademais de outras medidas que conformem umapolítica comercial externa comum. Portanto, resulta do comércio do bloco com outras nações, através de uma adoção de uma tarifa externa comum(TEC). Tal política é adotada pelo MERCOSUL.
Ummercado comum é, em tese, quando, além de uma zona de livre comércio, é estabelecida a livre circulação de pessoas capitais e serviços. Um bom exemplo de mercado comum é a União Européia.Uniãopolítica, econômica e monetária é o estágio mais complexo de um bloco supranacional e é atingido quando os países membros adotam uma mesma política de desenvolvimento, além de uma