Blazer
São Paulo, Junho 2013
Blazer
Definição: Paletó esporte largo e leve usado pelos homens na virada do século XIX. A princípio, era feito de flanela ou de listras largas, audaciosas, com cores fortes, ou de listras finas. Nos anos 20, as mulheres apropriaram-se do blazer, usando-o com saias pregueadas, camisas e gravatas. O blazer em estilo naval, com botões dourados, também foi interpretado como peça de moda. Essa espécie de jaqueta é parecida com o smoking, porque tem uma longa lapela e fechamento com botões na frente. O comprimento clássico para o blazer vai até o alto da coxa. Versões mais curtas fazem parte de uniformes escolares. Os blazers são muito populares entre as mulheres desde a década de 70, como importante componente do estilo EXECUTIVO, sendo então usados com saia justa e blusa ou camisa masculina. O Blazer Eton é curto, de forma quadrada, que compunha o uniforme dos rapazes do Eton College, na Inglaterra, desde meados do século XIX até o início do século XX.
Quem o criou: Os blazers se tornaram parte do uniforme da marinha britânica em 1837, quando a tripulação do capitão Blazer, do HSM, usou bem apresentadas jaquetas com duas fileiras paralelas de botões para uma visita da rainha Vitória. A rainha gostou tanto deles que fez os outros marinheiros adotarem o mesmo estilo.
No final dos anos 70, os modelos de Klein foram tornando-se cada vez mais sofisticados. Suas coleções apresentavam linhas longas e esguias em casacos, em paletós que caiam retos a partir de ombros estruturados e em blazers e blusas cuidadosamente proporcionadas. Klein dá preferência a linho, sedas e tecidos de lã.
Modelos:
Descrição: Blazer confeccionado em estampa floral com abertura em botões e gola padre. Possui bolsos na parte da frente com lapela e botões nos punhos. Acabamento em costura.
100% 97% algodão 2%elastano
Marca: Marisa
Descrição: Blazer confeccionado em tecido flamê com abertura em botões e detalhe