Black population: portrait of an unequal society
Black population: portrait of an unequal society
Universidade Salgado de Oliveira
FERREIRA, Heberton; JÚNIOR, Marcelo E. Cunha; SALVIANO, Eduardo P. Nunes
Resumo
Este artigo aborda o retrato da história da desigualdade social no Brasil que tanto prejudica o desenvolvimento da nação brasileira. O processo de inclusão da população negra no mercado de trabalho, distorções entre renda e escolaridade da população não branca em relação aos demais são os pontos levantados no presente estudo. Pesquisas realizadas ao longo dos anos trazem o reflexo de uma sociedade desigual em termos raciais e econômicos que embora a pequenos passos encontra-se em processo de redução neste aspecto.
Palavras – Chave: Sociedade, Institutos de Pesquisas, Desigualdade, Trabalho, Escolaridade.
Abstract
This article discusses the portrait of the history of social inequality in Brazil that both affect the development of the Brazilian nation. The process of inclusion of black people in the labor market distortions between income and education of the non-white population in relation to others are the points raised in the present study. Surveys conducted over the years bring the reflection of an unequal society in racial and economic terms although small steps is in the reduction process in this regard.
Key words: Society, Research Institutes, Inequality, Work, Schooling.
Introdução
O mercado de trabalho brasileiro é marcado por expressivas desigualdades entre elas a de raça, e esse é um ponto que deve ser analisado no processo de inclusão e de combate as desigualdades sociais do país.
Ao longo dos anos temos passado pelas mais diversas formas de discriminação, onde são ligadas aos processos de exclusão social que originam a pobreza. Ao contrário de outros países as desigualdades no Brasil não estão ligadas as chamadas “minorias” ou a determinados grupos, são entraves que abordam as grandes fatias da população brasileira.
Um exemplo claro