Resumo Marketing
Marketing II
Artigo – Chocolate trouxe a felicidade para a Kopenhagen
Publicado em 18/06 – Revista Exame PME
Alunos: Jucelem Eberle Numer Giacomelli, Julia e Marina Damin
O artigo escolhido apresenta uma entrevista realizada para a Revista Exame PME com o empreendedor Celso Ricardo de Moraes, de 69 anos, dono das marcas Kopenhagem e Brasil Cacau, no qual conta sua trajetória e explica como transformou a Kopenhagem numa grande empresa, com previsão de atingir a 1 bilhão de faturamento neste ano de 2014.
Sua história começou aos 8 anos estudava piano, sempre muito dedicado atingia seus objetivos, na época aprendeu a tocar piano e desta forma ganhou de seu pai o primeiro piano. Nos anos 60 estudava Direito para ser Juiz, recebia mesada, porém nas suas horas vagas queria usá-las para algo além de estudar. Seu pai, indicou um amigo que tinha uma empresa de artefatos de borracha, no qual Celso passou a comprar produtos dele e revender para as gráficas, desta forma começou a ganhar muito dinheiro, seis vezes mais que seus amigos da mesma idade, abandonou os planos de seguir a carreira de advocacia e como seu pai era gerente de uma indústria farmacêutica, que acabou comprando, Celso vendeu o negócio de produtos de borracha e comprou as cotas do laboratório de seu pai.
Muito tempo depois seu pai faleceu e nesse momento a responsabilidade de fazer a empresa crescer passou para Celso, sua estratégia foi procurar marcas que pertenciam a grandes empresas, mas que estivessem desativadas, essas marcas já eram conhecidas, mas estavam encostadas, revitalizaram as marcas e as relançaram em rádios, jornais e ônibus. As vendas subiram muito, trazendo muito sucesso a organização.
Algumas marcas que foram relançadas e vendidas com sucesso foram: antigripal Apracur, o analgésico Atroveran e o calmante Maracugina. Porém, houve algumas exceções como as pastilhas Supra Sumo.
Após 27 anos na indústria farmacêutica, Celso entrou no setor de chocolates isso