Black Bloc
Integrantes e objetivos
O black bloc geralmente é formado por anarquistas e integrantes de movimentos afins, como o anticapitalismo, que se juntam para determinada ação de protesto. O objetivo pode variar em cada caso, mas, em termos gerais, trata-se de expressar solidariedade diante da ação repressiva do Estado e de veicular uma crítica, usando métodos anarquistas.
Como surgiu?
Em 17 de junho de 2013, os manifestantes subiram no teto do Congresso, protestando contra gastos da Copa, e a favor de melhorias no transporte, na saúde e na educação. Foram as maiores manifestações no país desde as feitas pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello em 1992, e chegaram a contar com até 84% de simpatia da população. Essas manifestações ficaram popularmente conhecidas como revolta dos 20 centavos.
Apesar de poucos saberem, esta não foi a primeira vez que grupos se organizaram desta forma no Brasil, e muito menos no mundo. Aliás, em contradição aos críticos que dizem que isso só existe no Brasil, essa tática militante já vem sendo usada pelo mundo há mais de 30 anos.
Surgida no meio de uma vertente alternativa da esquerda européia no início da década de 80, a tática black bloc permaneceu pouco conhecida fora do seu continente de origem até o fim do século XX.
Alguns afirmam que a origem desse grupo foi na Alemanha, quando a policia avançou em manifestantes que protestavam contra a abertura de um deposito de lixo radioativo em Gorleben, Baixa Saxônia.
Outros ainda defendem que o termo surgiu alguns meses depois, pela polícia de Berlim. Onde manifestantes com mascaras e roupas pretas protestavam contra os inúmeros despejos autorizados pelas autoridades municipais.
Black Blocs no Brasil
No Brasil, acredita-se que os black blocs ganharam bastante conhecimento no Rio de Janeiro, onde apoiaram as resistências contra Sérgio Cabral. Já em São Paulo, os black blocs tiveram menos apoio. A partir do fim de julho os black blocs se formaram como