Black Bloc
Black Bloc, denominação de origem inglesa, cujo significado é Bloco Negro.
Quando surgiram:
A tática Black Bloc surgiu na Alemanha em 1980. Militantes autonomistas desfilaram com o corpo e o rosto cobertos de preto para se defender dos ataques da polícia. Por causa do visual do grupo, a imprensa alemã o batizou de “Schwarzer Block” (“Bloco Negro”, em alemão). Daí em diante a tática passou a fazer parte dos protestos alemães, e sua função original era a de servir de força de autodefesa contra os ataques policiais aos squats (ocupações).
A tática se espalhou pela Europa, chagando aos Estados Unidos em meados dos anos 80 como forma de protesto contra os esquadrões da morte que o governo americano financiava em El Salvador.
Em Seattle, nos anos de 1990, o Black Bloc se organizou para participar das manifestações contra a OMC (Organização Mundial do Comercio). Até então desconhecidos pela grande maioria do público, os Black Bloc ganhou projeção mundial. A tática era usada para defesa contra a repressão policial, mas a partir das manifestações em Settle, tornou-se também uma forma de ataque. Os Black Blocs passaram a realizar ataques seletivos contra símbolos do capitalismo global.
No Brasil, essa maneira de agir em manifestações e protestos ganho destaque dentro dos movimentos antiglobalização, na virada da década de 1990 para 2000. Mas, com a onda de protesto que se desencadearam em julho de 2013, a tática Black Bloc, até então desconhecida pela maioria do povo Brasileira, ganho força, gerou muita polêmica e chocou grande parte da população. Forma violenta de protestar, depredando e destruindo patrimônios privados e alguns símbolos do capitalismos (.............)
Proposta do Black Bloc:
Os Black Blocs fazem referência (pregam, seguem) a ideologia Anarquista, ou seja, os valores sociais e políticos dominantes no mundo moderno são negados (o Estado laico¹, a ordem, a religião, a propriedade privada e etc). Eles andam na contra mão do