Black Bloc
Período: 1º Semestre – Noturno
Disciplina: Sociologia Geral
Pesquisa: Black Bloc.
1. O que é?
Black bloc (bloco negro, em tradução livre) é uma estratégia, um método de ativismo político. Os grupos de manifestantes que se utilizam desta estratégia têm sido chamados de “Black Blocs”.
2. Onde surgiu?
O ativismo Black Bloc tem origem na Alemanha, na década de 1970, e seguidores em diversos países. Ficou conhecido também na Ucrânia, em 1981, ainda sob a dominação soviética, mas ganhou notoriedade durante as manifestações contra a Organização Mundial de Comércio em Seatle (EUA), em 1999. Não é, entretanto, um movimento de organização única. Em uma mesma manifestação, por exemplo, pode haver grupos distintos, com organização e táticas diferentes.
3. Quais as suas características?
A ideologia Black Bloc é inspirada nas ideias do anarquismo, corrente ideológica surgida na Europa em meados do século XIX e que tem como objetivo principal o combate a qualquer forma de autoridade, seja ela política, policial, familiar, religiosa ou financeira. Baseiam-se no questionamento da "ordem vigente". Eles se manifestam contra o capitalismo e à globalização. Seu modo de atuação, chamado por eles mesmos de “ação direta”, consiste em promover o dano material a símbolos do poder e do capitalismo, como fachadas de prédios públicos, empresas multinacionais e vidraças de bancos, por exemplo.
Os grupos se caracterizam por usar roupas e máscaras negras cobrindo o rosto, para dificultar a identificação por parte de autoridades. O vestuário também cria uma sensação de conjunto e união entre si.
Os manifestantes pertencentes aos grupos Black Blocs são provenientes das mais variadas classes sociais, níveis de escolaridade e faixas etárias. Entre eles estão professores, profissionais liberais, estudantes e trabalhadores em geral.
Por trás das máscaras e lenços pretos, estão jovens que defendem valores como solidariedade, liberdade, bem