bla bla bla
ALUNO: MARCOS HENRIQUE DE FREITAS CASTELLI
PROF.: ADEZILDA SANTOS
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise sobre a vocação e a missão do profeta Jeremias. Não pretende provar nada de novo. Mas mostrar que em Jeremias a missão e a vocação se confunde. Terá como outro objetivo também analisar algumas passagens do livro de Jeremias, que vai na linha da sua vocação/missão, o seu combate interior, e a sua obediência a palavra. Jeremias é um profeta que não foge da história do seu tempo, aproveita dos acontecimentos da sua época para transmitir a palavra de Deus. Pelo que é muito importante fazer o enquadramento do profeta no seu tempo. O profeta das lamentações, é um profeta de uma mensagem forte, a sua mensagem ultrapassa o seu tempo, chega até nós. Sua mensagem é sempre atual, desafia-nos a questionar o nosso tipo de relação com Deus e com o próximo. O profeta em análise é um profeta que vive um drama interior, é tocado pela Palavra, e tenta resistir, mas acaba por ser seduzido pela Palavra de Deus. Podemos dizer nesta linha, que no centro da vida do profeta Jeremias está a Palavra que o “seduziu”.
DESENVOLVIMENTO
I. A ORIGEM SACERDOTAL DO PROFETA JEREMIAS
JEREMIAS iniciou seu ministério no reinado de JOSIAS, um rei bom que fez com que o Senhor adiasse temporariamente o juízo prometido em castigo aos desmandos de Manassés. Nasceu em ANATOTE, atual ANATA, aldeia 6 km a nordeste de Jerusalém (mesmo lugar onde foi exilado, por Salomão, o sacerdote Abiatar- 1Rs 2.26-27), entre 650 e 640 a.C. Era filho do sacerdote Helcias, da casa de Eli. Talvez descendesse de Abiatar (o que foi exilado por Salomão), chefe dos levitas em Jerusalém na época do rei Davi. Jeremias é um dos nove personagens chamados por este nome encontrados no Tanakh.
História segundo a tradição:
O pai de Jeremias, Hilquias, não era o sumo sacerdote que levava este nome, da linhagem de Eleazar, provavelmente era da