bjhgh

493 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO

A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação. Conforme Santo Agostinho apud SANTOS (1997) “O lúdico é eminente educativo no sentido em que constitui a força impulsora de nossa curiosidade a respeito do mundo e da vida, o princípio de toda descoberta e toda criação”. Este projeto tem com tema “Os resíduos sólidos” e visa orientar alunos dos anos iniciais a abordagem sobre meio ambiente e executar juntamente com eles ações lúdicas e práticas sobre o reciclagem e instigá-los a serem cidadãos conscientes quanto a necessidade de preservação.

JUSTIFICATIVA

De acordo com a Lei 9.795/99, entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o individuo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo essencial a sadia qualidade e sua sustentabilidade (Lei 9.795, 1999, art. 1º).

A educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. É de suma importância a conscientização da preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos, afinal vivemos nele e precisamos que todos os seus recursos naturais sejam sempre puros. A conscientização quanto a essa preservação deve iniciar cedo, pois é muito mais fácil fazer as crianças entenderem a importância da natureza e quando esse ensinamento inicia logo elas com certeza vão crescer com essa ideia bem formada. A brincadeira tem a função significativa

Relacionados