Biólogo
Baseado nos preceitos constitucionais, a construção do SUS se norteia pelos seguintes princípios doutrinários.
→ UNIVERSALIDADE: Todas as pessoas tem direito a saúde, independente de cor, raça, religião, local de moradia, situação de emprego ou renda, etc. A saúde é direito de cidadania e dever dos governos municipal, estadual e federal. Deixa de existir com isto, a figura do “indigente” para a saúde. (BRASILEIROS NÃO ENVOLVIDOS NO MERCADO FORMAL DE TRABALHO).
→ EQUIDADE: Todo cidadão é igual perante o Sistema Único de Saúde e será atendido e acolhido conforme as suas necessidades. Os serviços de saúde devem considerar que em cada população existem grupos que vivem de forma diferente, ou seja, cada grupo ou classe social ou região tem seus problemas específicos, com diferenças em relação ao seu modo de viver, de adoecer e também com diferentes oportunidades de satisfazer suas necessidades de vida.
Assim, os serviços de saúde devem saber quais são as diferenças dos grupos da população e trabalhar para atender a cada necessidade, oferecendo mais a quem mais precisa, diminuindo as desigualdades existentes. O SUS não pode oferecer o mesmo atendimento a todas as pessoas, da mesma