Bizagi
ESCOLA DE COMPUTAÇÃO
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT
SÃO CAETANO DO SUL
2014
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL
ESCOLA DE COMPUTAÇÃO
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT
Resenha realizada para estudo acadêmico da metodologia ágil Feature Friven Development
SÃO CAETANO DO SUL
2014
Sumário
Introdução
Feature Driven Development (Desenvolvimento Guiado por Funcionalidades) é uma metodologia ágil para gerenciamento e desenvolvimento de software. Ela combina as melhores práticas do gerenciamento ágil de projetos com uma abordagem completa para Engenharia de Software orientada por objetos, conquistando os três principais públicos de um projeto de software: clientes, gerentes e desenvolvedores.
Seus princípios e práticas proporcionam um equilíbrio entre as filosofias tradicionais e as mais extremas, proporcionando uma transição mais suave para organizações mais conservadoras, e a retomada da responsabilidade para as organizações que se desiludiram com as propostas mais radicais.
FDD
Feature Driven Development (Desenvolvimento Guiado por Funcionalidades) é uma metodologia ágil para gerenciamento e desenvolvimento de software, criada em 1997 num grande projeto em Java para o United Overseas Bank, em Singapura. Nasceu a partir da experiência de análise e modelagem orientadas por objetos de Peter Coad, e de gerenciamento de projetos de Jeff de Luca. Foi inicialmente publicada em 1999, no capítulo 6 do livro “Java Modeling in Color with UML”, de Peter Coad, Eric Lefebvre e Jeff De Luca. Em 2002, Stephen Palmer e John Mac Felsing publicaram o livro “A Pratical Guide to Feature Driven Development”, com a versão completa, atualizada e comentada da metodologia. Em 2003, David Anderson, que foi o especialista em interface com o usuário, no projeto de