Bitlocker to go
Para falar do Bitlocker To Go é necessário que se faça uma abrangência sobre o Bitlocker de modo geral, afinal, o Bitlocker To Go nada mais é, do que uma extensão do Bitlocker já existente no Windows vista, trata-se de um novo recurso de segurança que foi implementada no Windows 7 para estender a criptografia antes presente apenas para unidades de discos internas. Essa nova extensão (Bitlocker To Go) permite criptografar unidades removíveis, como pendrives, cartões SD, unidades de discos rígidos externas entre outros.
Modo de criptografia o Bitlocker, de modo geral, criptografa toda unidade no caso do Bitlocker To Go, pode ser usado para criptografar todos os arquivos de unidades de disco externas, diferentemente do Sistema de arquivos com criptografia EFS que permite criptografar apenas arquivos individuais, além disso, o bitlocker ajuda a impedir que hackers acessem os arquivos do sistema necessários para descobrir a sua senha quando você está logado, ou ainda que acessem a unidade removendo-a do computador e instalando-a em outro.
O método de criptografia do BitLocker To Go é automático, de modo que quando são inseridos novos arquivos na unidade criptografada, estes são criptografados automaticamente, porém permanecem criptografados apenas enquanto permanecem na unidade criptografada, caso sejam copiados para um outra unidade, são descriptografados. No caso do compartilhamento de arquivo por rede, esse arquivo será criptografado enquanto permanecer na unidade criptografada, mas poderá ser acessado normalmente por usuários autorizados.
Para desbloquear uma unidade removível criptografada pode-se usar senhas ou cartões inteligentes, e como praticidade para o usuário no caso do uso de senhas o sistema pode lembrar a senha e desbloquear automaticamente o drive quando ele for inserido, os processos de criptografia são transparentes para os usuários e aplicações, ou seja, eles não percebem que os dados estão sendo cifrados e decifrados pelo sistema.