Pesquisa qualitativa
VF – Pesquisa e Opinião Pública
Filipe Dahrlan
Gustavo Gaudarde
Janine Rangel
Lohana Mastenreiter
Mariana Dias
Mateus Melo
por
SUMÁRIO
Introdução 2 primeira parte definição de pesquisa qualitativa 3 projeções de uso 5 segunda parte case 1 – 6 case 2 – 7
Conclusão 8 bibliografia 9
introdução
Este trabalho visa mostrar o quão delicado é a aplicação da técnica de pesquisa qualitativa, pois ela responde a questões muito particulares e, para tanto, trabalha com dados subjetivos, valores e opiniões individuais. Enquanto parte atuante no processo da pesquisa, o entrevistador deve ser rigoroso no quesito ético e não se deixar influenciar por questões econômicas e pelo brio do sucesso e visibilidade instantâneos ao confeccionar uma pesquisa completa.
As polêmicas criadas neste meio, muitas vezes ofensivas, fazem com que o profissional ou a empresa que faz a pesquisa estejam in vogue. Independente da forma, positiva ou negativa, a pesquisa funciona como um potencializador, mas o profissional precisa atentar para o fato de que o consumidor pode ser afetado negativamente, também.
Profissionais de comunicação, de forma geral, são os oficiais mantenedores dos veículos de comunicação em massa, por isso, devem ser éticos e probos naturalmente.
primeira parte definição DE PESQUISA QUALITATIVA
A atividade sistemática de pesquisa é feita para obter conhecimento e, para tanto, precisa de planejamento. No caso da pesquisa qualitativa, temos uma interação entre o sujeito e o mundo, portanto, uma relação subjetiva nos resultados. A pesquisa é indutiva à medida que o entrevistador desenvolve conceitos e ideias a partir dos dados obtidos na entrevista.
Quanto à finalidade, a pesquisa qualitativa tem o cunho de investigação exploratória, pois trabalha em áreas que se tem pouco conhecimento prévio. As informações são obtidas através das entrevistas e depois se faz uma analise detalhada dos resultados