Trabalho de introdução a filisofia
A filosofia vem com o intuito de indagar as coisas do mundo. O filosofo tem o trabalho de se questionar e questionar aos demais membros sociedade sobre aspectos naturais, matérias e sentimentais. Seria uma arte que visa o bem-viver do ser, pois estuda as atitudes e os sentimentos humanos, ajudando as pessoas e a seu cientista a posicionar-se diante do mundo.
[...] A filosofia seria a arte do bem-viver. Estudando as paixões e os vícios humanos, a liberdade e a vontade, analisando a capacidade de nossa razão para impor limites aos nossos desejos e paixões, ensinando-nos a viver de nossos desejos e paixões, ensinando-nos a viver de modo honesto, a filosofia teria como finalidade ensinar-nos a virtude, que é o princípio do bem-viver. (CHAUÍ, Marilene, 2000, página 11).
Sua utilidade é formular e responder o que não se sabe e o que se acha que sabe. Ela é que investiga todas as dúvidas do Homem, procurando respostas. Trabalha para que as ciências também possam trabalhar.
2. O QUE O TEXTO DEFINE COMO ATITUDE CIENTÍFICA?
A ciência se distingue do senso comum, da magia e de outras. Ela desconfia do aparente, de nossas concepções imediatas e do que parece ser.
A ciência ver problemas e obstáculos nas coisas, fatos e nos acontecimentos, tenta sempre explicar e, em casos, afastar essas aparências.
Ter uma atitude cientifica seria seguir características cientificas, regras da ciência. Essas características correspondem em procurar estruturas universais das coisas investigadas, buscam medidas, padrões, critérios de comparação e de avaliação.
Apresenta um senso diferenciador, que não reúne nem generaliza por semelhanças, pois como já se foi dito, as ciências desconfiam, desde que obedeçam as estruturas diferentes.
Tento essa atitude cientifica as coisas só lhe são familiares depois de investigadas, obtiver relações semelhantes ou diferenciadas, tendo conclusões passeais ou totais.
Ter atitude