bipedismo
A Pré-História é o período anterior ao aparecimento da escrita, por volta de 4000 a.C. Seu estudo depende da análise de documentos não-escritos, como restos de armas, utensílios, pinturas, desenhos. O gênero Homo apareceu entre 4 milhões de anos a.C. (ARRUDA; PILETTI, 1995, p. 11).
O estudo do bipedismo pode ser um exemplo muito rico para a compreensão desta importância. Talvez, a postura bípede seja a característica mais importante do ser humano e, particularmente, para o estudo das atividades físicas/exercícios físicos.
Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc. (MORAES, 2009, p.1).
Para alguns autores, o andar bípede seria a real causa do desenvolvimento das demais características humanas. Esta particularidade humana teria permitido ao ser humano liberar as mãos para realizar outras tarefas, como construir e manipular ferramentas. Assim, os pés tornaram-se a base de sustentação de todo o corpo, e as mãos se especializaram em movimentos refinados (coordenação motora fina).
Segundo Massada (apud SILVA, 2009, p. 7)
[...] o libertar das mãos permitiu o manuseamento de objetos, que com o tempo aperfeiçoou e deu origem ao crescimento do cérebro. Este aumento fez crescer a inteligência e a memória terá permitido a aprendizagem de ações manipulativas complexas e a criação e produção da linguagem [...] a estruturação social foi sendo cada vez mais complexa, acompanhando um modo de vida em evolução. Assim, o Homem conquistou a Terra,