Bipedismo
Resolvi atualizar um texto que publiquei em pequenos trechos em 2008, para facilitar sua leitura e consulta pelos alunos de minha disciplina "Ciências Sociais" e demais interessados.
OS CAÇADORES-COLETORES
Recentemente, em um curso que dei na Bahia (Feira de Santana e Salvador, novembro de 2008), falei muito dos caçadores-coletores, mas o tempo era curto. Como prometi a várias pessoas, estou postando aqui algumas informações a mais sobre este estilo de vida tecnológico, o mais antigo da história humana.
CAÇADORES-COLETORES
Estilo de vida tecnológico simples, mas imensamente bem-sucedido. Surgiu há 2 milhões de anos. Início: apresamento de carniça + coleta organizada de vegetais.
Transição para a CAÇA-COLETA há cerca de 1 milhão e meio de anos.
Caça-coleta
Característica estável e permanente em nossa evolução biológica desde o Homo erectus aos primeiros Homo sapiens até o homem moderno (Homo sapiens sapiens).
"Dada a importância da caça-coleta durante milhões de gerações de nossos ancestrais, este estilo de vida pode muito bem ser parte indelével do que nos fez humanos". (Richard E. Leakey).
Até o surgimento da agricultura, os humanos viviam como coletores de vegetais e caçadores ou necrófagos, atividades que se centravam em torno de uma moradia-base.
Daí presumir-se a existência de algum tipo de organização social. Indícios sobre os caçadores-coletores da pré-história são escassos. Podemos obter indícios com o estudo dos caçadores-coletores contemporâneos.
Índio da tribo de caçadores-coletores Pirahã (Amazônia), à direita. Á esquerda, pintura rupestre pré-histórica representando animais caçados na região.
A imagem das sociedades caçadoras-coletoras
Os caçadores-coletores não são remanescentes da pré-história; são homens modernos (Homo sapiens sapiens) sustentando-se com métodos antigos.
Ao contrário do que se pensava no século XIX a economia da caça e coletanão é uma