Bioética na crença e religião
DISCIPLICINA DE BIOÉTICA
BIOÉTICA NA CRENÇA E RELIGIÃO
POR
BRUNO DA SILVA FELIPE
FLORIANÓPOLIS
05/2014
Bioética na crença e religião
Bruno da Silva Felipe
Por definição, a Bioética é o código de diretrizes que norteiam a pesquisa com seres humanos levando-se em conta o risco e o benefício do caso em questão. Segundo Segre¹, É a parte da ética e ramo da filosofia que enfoca questões referentes a vida humana e a saúde, onde deve ser o mais autônomo possível para cada ser humano, buscando sempre uma visão teórica de descentralismo. Potter² concebia originalmente a bioética como um compromisso global com o equilíbrio e preservação da relação dos seres humanos com o ecossistema e com a própria sobrevivência no planeta, porém a obra que se difundiu e que rege os meios científicos em bioética escrita por Beauchamp e Childress, Principles of Biomedical Ethics³, apresenta o principialismo como linha de raciocínio e que possui 4 princípios básicos: a não maleficência, a justiça, a beneficência e a autonomia (MARQUES FILHO, 2004) ⁴.
Dentro da bioética a bioética clinica tornou-se um dos principais pontos de debate, onde nela se concentram o conhecimento tanto médico, quanto jurídicos e científicos (MARQUES FILHO, 2004)⁴. Nela se relacionam as condutas médicas e as condições do paciente, considerando-se a posição do mesmo ou do seu responável frente a conduta tomada pensando-se a relação risco benefício e a autonomia do paciente bem como os 4 princípios da bioética.
Segundo Levi e Lemos de Barros⁵ a bioética clínica "Trata a ética clínica das condutas desejáveis no âmbito da relação que se forma entre o profissional da área da saúde e seus pacientes, criando-se, com isso, condições para que, por um lado, os valores pessoais dos seres humanos envolvidos sejam preservados e respeitados e, por outro, a prestação de serviço que constitui o objeto especial dessa