Biotestes
Biometria - EDAP
Teste de hipóteses e significância
(Leitura complementar ao capítulo 3)
Sumário:
Elementos do teste de hipóteses
Erros estatísticos
Graus de liberdade
Nível de significância
Significância
Teste de hipóteses
Significância
O papel principal da análise estatística é estabelecer se os resultados obtidos têm significância estatística, de acordo com limites pré-estabelecidos.
Quando se formula uma hipótese em relação a uma determinada característica de uma população, a amostra dela retirada pode
•
pertencer à população de origem, portanto as diferenças observadas são decorrentes de flutuações biológicas normais ou
•
não pertencer a essa população e as diferenças encontradas representam um efeito real, não podendo ser atribuídas ao acaso.
No primeiro caso, diz-se que os valores encontrados "não são estatisticamente significativos" e no segundo "são estatisticamente significativos".
É importante notar que essas expressões são empregadas sempre tendo em vista "níveis de significância" previamente escolhidos.
Nível de significância
É o limite que se toma como base para afirmar que um certo desvio é decorrente do acaso ou não. São aceitos como estatisticamente significativos os níveis P = 0,05 e P = 0,01, ou seja, 5% e
1% respectivamente.
A partir de um nível de significância convencionado ( alfa ) os desvios são devidos à lei do acaso e o resultado é considerado não significativo.
Assim, se alfa = 5%, os resultados podem ser:
Fátima Conti - Muitas Dicas - http://www.cultura.ufpa.br/dicas/ - Laboratório de Informática - ICB - UFPA
2
Na prática, considera-se satisfatório o limite de 5% de probabilidade de erro, não sendo significativas as diferenças que tiverem uma probabilidade acima desse limite.
O nível de significância deve ser estabelecido antes do experimento ser realizado e corresponde ao risco que se corre de rejeitar uma hipótese verdadeira ou aceitar uma hipótese falsa. A significância