Biotecnologia e reflexão ética
Índice * Introdução - (p.3) * Biotecnologia : * História - (p.4) * O que é? - (p.6) * Áreas - (p.7) * Clonagem * Definição - (p.9) * Clonagem Humana - (p.9) * Clonagem Reprodutiva - (p.9) * Clonagem Terapêutica - (p.10) * Objecções - (p.11) * Conclusão - (p.17) * Anexos - (p.18) * Bibliografia - (p.22)
Introdução
As descobertas científicas e as suas aplicações a nível prático trouxeram benefícios inquestionáveis para o ser humano e transformaram completamente o modo de vida de todos nós.
A Ciência e a técnica revolucionaram os processos produtivos e as maneiras de viver do Homem: aumentaram o seu poder sobre a Natureza, contribuíram para melhorar as suas condições de vida (nomeadamente no aumento da esperança de vida, na melhoria das condições de trabalho, de acesso à educação e formação, na oportunidade de proporcionar maior conforto e mais diversão e na libertação de medos e doenças e de crenças e preconceitos infundados, que a Ciência veio desmistificar).
Mas isso não nos pode deixar esquecer os riscos e os inúmeros prejuízos que elas também podem provocar. Não temos, certamente, um conhecimento ajustado dos riscos e prejuízos. Por isso, devemos sempre ponderar todos os prós e os contras dos novos avanços.
Por essa razão, vamos abordar um assunto, muito comentado nos dias que decorrem: Biotecnologia.
Biotecnologia é o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos (organismos, células, órgãos, moléculas) para obter bens ou assegurar serviços. A Biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento, no entanto apenas vamos aprofundar as respectivas aplicações na área da saúde, mais propriamente no que diz respeito à clonagem humana.
“A produção de organismos geneticamente idênticos através da transferência nuclear de células corporais” Associação