Biotecnologia Agropecuária e Biossegurança
Biotecnologia Agropecuária e Biossegurança
Comparação do artigo “A Resposta Oxidativa em Corações de Camundongos é Modulada por Background Genético” com as técnicas de Biotecnologia Agropecuária e as Leis de Biossegurança no Brasil.
Sorocaba/SP
2014
Resumo do artigo
O artigo escolhido para comparação tem como objetivo analisar o perfil redox do coração de diferentes linhagens de camundongos após a exposição desses a fumaça de cigarro, esse estudo foi feito visto que o tabagismo é uma das grandes causas sobre doenças cardiovasculares, porém ainda é uma incógnita o motivo de porque alguns seres humanos desenvolvem as doenças e outros não, portanto as diferentes genéticas de cada linhagem poderão mostrar se a genética influência no desenvolvimento de doenças cardiovasculares em relação à inalação da fumaça de cigarros.
Os métodos utilizados para a realização do experimento foi de que as linhagens de camundongos machos suíços, C3H, BALB/c e C57BL/6 foram expostos á fumaça de cigarro 3 vezes ao dia (12 cigarros/dia), e os camundongos controles foram expostos apenas ao ar ambiente, todos por 60 dias. Após esse período os animais foram sacrificados e o coração retirado para análises bioquímicas.
Como resultado foi observado que a genética das diferentes linhagens de camundongos pode influenciar na resposta antioxidante após a exposição à fumaça de cigarro, e foi observado que as linhagens camundongo suíço e C57BL/6 parecem ter uma genética determinante para o desequilíbrio redox.
O artigo e a Biotecnologia Agropecuária A biotecnologia agropecuária tem como objetivo não apenas áreas voltada para o meio ambiente, pecuária e agricultura, como também a utilização do ambiente e dos animais, de maneira correta e sustentável, para a produção de produtos que favoreçam a humanidade. Entre esses produtos estão os kits de diagnósticos, os biotestes, a caraterização de genomas patógenos, o melhoramento animal e o