Biot Tica
Com o surgimento da tecnociência, da biogenética e da descoberta da ecologia, o agir humano deixou de ser o único fator da ética quanto à existência temporal do homem. O habitat natural do homem é o planeta Terra, onde também estão outras formas de vida (animal não-racional e vegetal) das quais a existência humana é dependente. A preservação da espécie humana depende da preservação de todo o meio ambiente, pois é a natureza que fornece os elementos (água, ar, minerais) necessários para a sobrevivência de todas as formas de vida. O homem é, dos seres vivos, o predador por excelência, na sua ganância e egoísmo faz uso da sua “racionalidade” e muitas vezes, por ocasião de grandes descobertas tecnológicas e científicas, age destruindo a natureza, sua própria vida.O homem, o animal, a planta e a biosfera cada um tem sua dignidade que precisa ser respeitada, cada um tem sua qualidade ética.
Todas as formas de vida precisam de uma convivência harmônica, e para que isso aconteça faz-se necessário a reconciliação entre a ética e a ciência. Desde Galileu a ética e a religião proclamavam o que os cientistas podiam fazer e dizer. No entanto a ciência julgou-se autônoma em seus métodos de pesquisa obedecendo apenas à comunidade científica onde seus resultados, passam a serem apreciados somente em sua qualidade científica.
Para alguns cientistas não pode haver limitação para as pesquisas. Deve-se aplicar os conhecimentos adquiridos sem levar em consideração as