Biossegurança
Todo o cuidado é necessário para não contaminar os equipamentos do laboratório, da limpeza, o meio ambiente e cuidados com o descarte do material utilizado nas práticas.
Portanto, o conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos são chamados de BIOSSEGURANÇA.
2. OBJETIVOS
Todas as atividades realizadas e desenvolvidas em
BIOSSEGURANÇA, tem como objetivo promover o aprendizado, crescimento e segurança dos profissionais e estudantes que manuseiam em laboratórios líquidos e sólidos biológicos que são fonte de contaminação.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI
São empregados para proteger o pessoal da área de saúde do contato com agentes infecciosos, tóxicos ou corrosivos, calor excessivo, fogo e outros perigos. A roupa e o equipamento servem também para evitar a contaminação do material em experimento ou em produção. São exemplos:
• LUVAS
As luvas são usadas como barreira de proteção prevenindo contra contaminação das mãos ao manipular material contaminado, reduzindo a probabilidade de que microrganismos presentes nas mãos sejam transmitidos durante procedimentos.
Usar luvas de látex SEMPRE que houver CHANCE DE
CONTATO com sangue, fluídos do corpo, dejetos, trabalho com microrganismos e animais de laboratório.
_ Usar luvas de PVC para manuseio de citostáticos (mais resistentes, porém menos sensibilidade).
_ Lavar instrumentos, roupas, superfícies de trabalho SEMPRE usando luvas.
_ NÃO usar luvas fora da área de trabalho, NÃO abrir portas,
NÃO atender telefone.
_ Luvas (de borracha) usadas para limpeza devem permanecer 12 horas em solução de Hipoclorito de Sódio a 0,1% (1g/l de cloro livre = 1000 ppm). Verificar a