biossegurança
Diante do vasto avanço biotecnológico e cientifico e do fenômeno da globalização que por um lado simplifica e beneficia as atividades do trabalhador, e por outro, pode ser capaz de colocá-lo em situações gravemente agressoras à sua saúde e até mesmo ao ambiente ao qual será realizado esse trabalho. Muitos desses trabalhadores constantemente sofrem riscos por fatores biológicos, químicos e até mesmo ambientais. Na tentativa de minimizar esses riscos á saúde do trabalhador, foi criada em 1995 a legislação de Biossegurança no Brasil (MINISTÉRIO DA SAÚDE 2004). Biossegurança é uma área de conhecimento considerada nova que é compreendida em vários países como um conjunto de leis, diretrizes e procedimentos específicos, segundo Júnior e Garrafa o conceito Biossegurança compreende: “ O conjunto de ações voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, riscos que podem comprometer a saúde, o meio ambiente ou a qualidade do trabalho desenvolvido”.
1. OBJETIVO Analisar o Fluxograma de materiais e os Artigos nos padrões de Biossegurança.
2. METODOLOGIA Este trabalho é um estudo de caráter descritivo, com abordagem quantitativa, pois de acordo com OLIVEIRA (2002) é uma das maneiras que os pesquisadores utilizam para transformar dados quantitativos e é utilizado no desenvolvimento das pesquisas descritiva na qual se procura descobrir e classificar a relação entre variáveis, assim como na investigação da relação de causalidade entre os fenômenos, causas e efeitos.
3. FLUXOGRAMA DE ENTRADA E SAÍDA DE MATERIAIS A Central de Material e Esterilização é uma unidade destinada à recepção, expurgo, preparo do material, esterilização, armazenamento e distribuição dos materiais utilizados nas diversas unidades de um estabelecimento