Biossegurança
Curso: Estética e Imagem Pessoal
BIOSSEGURANÇA NOS SALÕES DE BELEZA
Atualmente a preocupação com a saúde dos profissionais da área de
Cosmetologia e Estética é muito grande, por isso a observação mais atenta e enfocada das normas de Biossegurança para essa área é tão importante. A exigência cada vez maior do mercado com relação à qualidade dos serviços prestados na área da beleza evidencia a necessidade da padronização das atividades realizadas em centros de tecnologia em beleza, sendo essencial neste contexto a observação das normas e condutas de Biossegurança. Os cuidados relacionados à Biossegurança é um dos aspectos mais importantes, porque asseguram ao profissional a prática correta de suas atividades, minimizando os riscos químicos, físicos e de contaminação biológica, inerentes a profissão.
O local deve ser bem ventilado e iluminado. Os pisos e paredes devem ser revestidos de material resistente e lavável. Deve haver um local separado específico para a preparação das químicas a ser aplicadas.
O chão do estabelecimento deve limpo diariamente, assim como banheiros, mobiliários e artigos. Pode-se utilizar produtos como o hipoclorito de sódio a 2,5%
(água sanitária), álcool 70% ou água e sabão. Quanto à limpeza do estabelecimento
(assoalho, paredes, bancadas), deve-se proceder ao uso de detergentes (sabão) que têm a capacidade de diminuir a tensão superficial e carrear as partículas de sujidades através da formação de micelas .No processo de desinfecção do ambiente, deve-se utilizar um agente químico adequado, usualmente um saneador que elimine 99,9% dos microrganismos contaminantes de uma área.
Existe, nos salões de beleza, o risco de contaminação de algumas doenças causadas por fungos, bactérias e vírus através do uso de alicates, pinças, lixas, palitos e outros artigos que possam estar contaminados. A pele e as mucosas possuem uma determinada permeabilidade, e este fator pode influenciar